Cruz de São Jorge

A Cruz de São Jorge é a condecoração destinada a altas autoridades e dirigentes escoteiros em sinal de reconhecimento por grandes e relevantes serviços prestados ao Movimento Escoteiro em geral ou ao nível regional de direção;

Criada provavelmente em 1945, inicialmente era concedida apenas pelas Assembléias Regionais e a Nacional. A medalha tinha um único grau, embora fosse confeccionada em prata. A diferenciação estava na cor da fita chamalote de cada Federação. No "Regulamento Técnico Geral", de 1952, a diferenciação da concessão se fazia pela fita chamalote verde (Regiões) e azul marinho (Nível nacional da UEB). Mais tarde foram eliminadas as diferenças de cor e a Cruz de São Jorge passou a ter fita apenas na cor azul.

Em dezembro de 1977, a Comissão Executiva Nacional ratificou a proposição para a Criação da Cruz de São Jorge Ouro, cuja proposta só poderia ser feita a nível nacional. Passou, então, a ter os graus prata e ouro.

A medalha continuou sendo confeccionada em prata, mas no grau ouro, a flor de lis ao centro era feita deste metal.

Na reforma do regulamento de 1997, os graus foram abolidos. Em 2004, foi estabelecido como pré-requisito para sua concessão que o agraciado fosse portador da medalha de gratidão no grau ouro.

Cruz de São Jorge

Esta seção está vazia.